Após a introdução de telas OLED em ambos os modelos do iPad Pro no próximo ano, a Apple supostamente trará a tecnologia para o iPad mini e o iPad Air em 2026.
De acordo com um novo relatório do ETNews Coreia, a gigante de Cupertino tem intenção de incorporar a tecnologia de tela OLED em nove novos dispositivos até 2027. Adicionalmente, algumas mudanças são esperadas: o iPad Air manterá uma tela de 10,9 polegadas, mas poderá passar por atualizações em sua apresentação, enquanto a tela do iPad mini aumentará de 8,3 para 8,7 polegadas.
Em 2027, a Maçã trará a tecnologia de tela OLED para o suposto modelo de iPad Air de 12,9 polegadas, que deve estrear com uma tela LCD no início do próximo ano. Vale ressaltar que o jornalista e leaker Mark Gurman, da Bloomberg, já havia comentado em sua PowerOnNewsletter sobre as atualizações para o iPad Pro em 2024 e também que, segundo informações do site coreano The Elec, a produção em massa dos iPads Pro com telas OLED de 11 e 13 polegadas se iniciará logo no primeiro trimestre de 2024.
De acordo com o que foi divulgado, a gigante de Cupertino, aparentemente, planeja usar um painel OLED de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO) para o iPad Pro e um painel de silício policristalino de baixa temperatura (LTPS) de única camada para o iPad mini e iPad Air, o que significa que o ProMotion para taxas de atualização de até 120Hz continuará a ser exclusivo dos modelos Pro.
Em 2027, especula-se que a Apple atualizará os painéis OLED do iPad Pro para um painel de próxima geração com eficiência de luz aprimorada via Color Filter on Encapsulation (CoE), que se diz reduzir o consumo de energia em cerca de 20%. O uso de um filtro de cor também poderia permitir que a empresa implementasse a tecnologia de câmera sob a tela no iPad pela primeira vez.
Color Filter on Encapsulation (CoE) refere-se a uma técnica específica de design e fabricação de telas OLED. Nesses painéis, a camada de encapsulamento é responsável por proteger os componentes orgânicos que emitem luz. O filtro de cor é uma camada adicional inserida entre a matriz de pixels e a camada de encapsulamento para melhorar a reprodução de cores e a eficiência da luz.
Em 2025, a Apple supostamente trará OLED para o MacBook Pro de 16 polegadas, seguido pelo modelo de 14 polegadas em 2026. Os modelos de MacBook Air de 13 e 15 polegadas também farão a transição de LCD para OLED em 2026.
Os benefícios do OLED incluem maior brilho, maior taxa de contraste, maior precisão de cor e menor consumo de energia em comparação com os modelos existentes com painéis LCD. A Apple já utiliza telas OLED nos modelos de iPhone e Apple Watch, com exceção do iPhone SE. O relatório observa que os painéis OLED também são mais finos e mais leves do que os de LCD, oferecendo benefícios específicos para o iPad.
Análises e vazamentos à parte, a implementação da tecnologia OLED em dispositivos da Maçã sempre foi bem recebida pelo mercado e a expectativa é alta quanto à adoção de displays OLED para dispositivos com telas maiores. A experiência dos usuários e dos aficionados pela marca com certeza estará em um outro patamar, o que se espera dos produtos premium oferecidos pela empresa.
Fontes: MacRumors, ETNews Coreia e The Elec
22/11/2023 - 0h49
Comments