top of page
Foto do escritorRafael de Angeli

Erros 'sem precedentes' levaram ao lançamento do iPhone 14 Pro [Max] sem novo processador gráfico

Erros no desenvolvimento do A16 Bionic podem ter levado a Apple a lançar um processador menos performático e ser um indicativo de problemas dentro de sua equipe de chips, de acordo com o site The Information.


A Apple planejou uma grande atualização para os recursos gráficos dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, mas foi forçada a descartar os planos para a nova GPU no final do desenvolvimento, depois que "erros sem precedentes" foram descobertos.


Os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max usam o A16 Bionic e, apesar de ser um dos chips mais poderosos em um smartphone, poderia ser melhor. Os benchmarks mostram um aumento modesto no desempenho ano a ano, e novas informações sugerem que poderia ter sido um salto maior.


De acordo com quatro fontes anônimas do The Information, a equipe de fabricação de chips da Apple está passando por muitas turbulências internas. Isso pode ter levado o A16 Bionic a ter uma mudança significativa introduzida no final do desenvolvimento.


A Apple teria planejado um salto geracional para o A16 Bionic, mas os primeiros protótipos consumiram mais energia do que a empresa esperava com base em simulações de software. O alto consumo de energia pode ter afetado a duração da bateria e deixado o dispositivo muito quente.



Devido a essa descoberta no final do desenvolvimento, o A16 Bionic teve que ser construído com base nos gráficos usados no A15. Originalmente, o A16 teria introduzido recursos de Ray Tracing no iPhone, que permitiria a exibição de gráficos tridimensionais mais detalhados.


A Maçã também lançou estranhamente os iPhones 14 e 14 Plus com o processador A15 Bionic da linha iPhone 13. Se o A16 não se diferenciasse o suficiente do A15, poderia explicar a decisão da Apple de reutilizar o chip.


Ian Cutress, analista-chefe da More Than Moore, empresa de análise de semicondutores:


"A Apple ainda está acima das expectativas do mercado para o desempenho geração após geração de seus chips. No entanto, isso está diminuindo. Dada sua posição em termos de pessoal e manufatura, é um ponto de interrogação se conseguirá manter sua taxa de crescimento".


O The Information também cita históricos de ações judiciais e saídas de funcionários que afetaram a equipe de fabricação de chips da Apple. Johny Srouji continua no comando como vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da empresa, no entanto, e a Maçã não comentou publicamente nenhuma dessas alegações.



Fontes: AppleInsider e More Than Moore

24/12/2022 - 17h40

Comments


bottom of page