O primeiro headset de realidade mista (virtual e aumentada) que a Apple está desenvolvendo precisará ser conectado sem fio a um iPhone ou outro dispositivo Apple para desbloquear a funcionalidade completa, de acordo com o The Information.
O headset será semelhante à versão WiFi do Apple Watch, que requer uma conexão do iPhone para funcionar. Ele foi projetado para se comunicar sem fio com outro dispositivo da Maçã, que irá lidar com a maior parte da computação poderosa.
De acordo com o The Information, a Apple concluiu recentemente o trabalho nos chips personalizados de 5 nanômetros que devem ser usados no headset, de onde vêm os detalhes de conectividade.
A gigante de Cupertino concluiu o system-on-a-chip (SoC) que irá alimentar o headset, junto com dois chips adicionais. Os três chips chegaram ao estágio final e o trabalho no design físico foi concluído, chegando a hora de uma produção experimental.
Os chips não são tão poderosos quanto os usados nos Macs, iPhones e iPads, sem um neural engine para Inteligência Artificial e recursos de aprendizado de máquina. O chip é projetado para otimizar a transmissão de dados sem fio, compactação e descompactação de vídeo e eficiência de energia para máxima vida útil da bateria.
Embora projetado para funcionar com um dispositivo Apple, o headset tem uma CPU e GPU, então há uma chance de que ele possa ter um modo autônomo com funcionalidade limitada.
A TSMC está fabricando os chips que serão usados no headset, e a produção em massa deve levar pelo menos um ano. O produto pode ser lançado em 2022, mas também pode ser adiado se o trabalho no dispositivo não for concluído a tempo.
O The Information ouviu dizer que o trabalho foi concluído no sensor de imagem e no driver de exibição do headset, e a TSMC ainda está resolvendo problemas com o sensor de imagem devido ao seu tamanho grande. A fabricante está trabalhando para aumentar o rendimento obtido durante a produção experimental.
Este headset de realidades aumentada e virtual que está em desenvolvimento é diferente de um conjunto de óculos inteligentes de realidade aumentada que também está sendo desenvolvido: o famoso e rumorado "Apple Glass". Os óculos inteligentes menores e mais elegantes seguirão o headset e devem ser lançados em 2023.
Fontes: The Information e MacRumors
2/9/2021 - 23h24
Comments