Enquanto o Android 10 está presente em apenas 1 em cada 12 dispositivos, a Apple domina as estatísticas com o iOS, presente em 11 em cada 12 iPhones.
Enquanto a Apple se prepara para apresentar seu sistema operacional móvel de última geração, o iOS 14 (que pode receber um “novo” nome de iPhoneOS 14), os novos números de instalação de seu sistema operacional indicam que o iOS 13, a atualização atual, está instalado em 92% de todos os iPhones lançados nos últimos quatro anos.
Saiba mais:
7% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos rodam o iOS 12 e 2% executam uma versão anterior do iOS:
Quando se trata de todos os iPhones, incluindo aqueles que foram lançados há mais de quatro anos, 81% dos dispositivos possuem o iOS 13 instalado, 13% estão executando o iOS 12 e 6% estão rodando uma versão anterior do iOS.
Quanto ao iPad, 93% de todos os iPads lançados nos últimos quatro anos executam o iPadOS 13, enquanto 5% rodam o iOS 12 e apenas 1% executam uma versão anterior do iOS.
Ao contar todos os iPads ainda em uso, 73% rodam o iPadOS 13, 16% executam o iOS 12 e 11% rodam uma versão anterior do iOS.
A Apple não divulgava números atualizados de instalação do iOS/iPadOS desde janeiro e, ao longo dos últimos meses, muitas pessoas fizeram o upgrade para o iOS/iPadOS 13. Em janeiro deste ano, o iOS 13 estava instalado em 77% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos e em 79% dos iPads. Um acréscimo extremamente considerável em apenas cinco meses.
A Apple apresentará o iOS 14 (ou possivelmente o "iPhoneOS 14", conforme explicado nesta notícia), na segunda-feira, 22 de junho, na keynote de abertura da WWDC 2020, com a atualização a ser lançada provavelmente entre setembro e outubro, ao lado dos novos iPhones.
O Android 10, lançado no dia 13 de março de 2019, está presente em apenas 8,2% dos dispositivos que usam Android (dados de abril de 2020).
Para o Android 11, lançado em 19 fevereiro de 2020, ainda não há estatísticas, pois deve ser uma porcentagem imensamente baixa, contando com a história de vida de todos os sistemas anteriores.
A baixa fragmentação de mercado em relação ao Android é sempre uma alfinetada nas keynotes da gigante de Cupertino. A disponibilidade do Google é limitada, lenta e prioriza os dispositivos topos de linha e lançados mais recentemente. A diferença para a Apple é bastante significativa.
As novas versões do iOS e do iPadOS são disponibilizadas para todos os usuários sempre nas datas de seus lançamentos, deixando de fora apenas iPhones e iPads mais antigos, geralmente com cerca de 5 ou 6 anos depois de lançados.
A vida útil de um produto Apple é infinitamente maior, na questão de atualizações de softwares, que a dos smartphones rodando o sistema Android, sem contar que, no preço de revenda, os usuários da Maçã perdem muito menos dinheiro que os donos de telefones rodando o sistema do robozinho verde.
Dá-lhe Apple! 🍎😍
Fontes: MacRumors/App Store
20/06/2020 - 23h49
Comments