Os modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas de próxima geração entrarão em produção em massa no quarto trimestre de 2022, de acordo com o conceituado analista e leaker Ming-Chi Kuo.
Em um tweet, Kuo disse que, dada a orientação da TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, que indicou que a receita da produção de chips de 3 nanômetros não começará antes de 2023, os novos modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas ainda podem ter chips baseados no mais recente processo de 5 nm da TSMC.
"Novos MacBooks Pro de 14" e 16" com novos processadores entrarão em produção em massa no 4T22 [4º trimestre de 2022]. Dada a orientação da TSMC de que o 3nm contribuirá com a receita a partir do 1S23 [1º semestre de 2023], os processadores dos modelos MacBook Pro de 14" e 16" ainda podem adotar o nó [processo] avançado de 5nm".
A transição dos produtos da gigante de Cupertino do processo de 5 nm para 3 nm da TSMC resultaria naturalmente em desempenho mais rápido e eficiência de energia aprimorada para futuros Macs e iPhones, o que poderia contribuir para uma vida útil mais longa da bateria.
As informações de Kuo parecem entrar em conflito com uma notícia do Commercial Times de Taiwan que afirmou que o chip M2 Pro pode ser o primeiro processador de 3 nm da Apple.
Embora a situação esteja um pouco confusa no momento, fica claro que a TSMC planeja iniciar a produção de chips de 3 nm para a Apple em um futuro próximo. Sendo assim, temos que esperar para conferir em quais Macs eles serão lançados. De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple tem modelos de MacBook Pro, Mac mini e Mac Pro com chips Apple Silicon M2 em desenvolvimento.
Os atuais modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas foram lançados em outubro de 2021 e têm opções de chips M1 Pro e M1 Max baseados em 5 nm.
Fontes: MacRumors, Commercial Times e Bloomberg
27/8/2022 - 0h18
Comments