O carro elétrico da Apple, já há muito tempo rumorado, está adiantado pelo menos dois anos antes do previsto e será lançado no terceiro trimestre de 2021, de acordo com o Economic Daily News de Taiwan, que cita executivos anônimos de fabricantes do país.
A notícia afirma que os fabricantes de Taiwan estão se preparando para aumentar a produção de componentes do “Apple Car" já no segundo trimestre do próximo ano, acrescentando que a gigante de Cupertino vem testando secretamente dezenas de protótipos de veículos nas estradas da Califórnia. A Apple recebeu uma licença do California's DMV (o “Detran” da Califórnia) para testar veículos autônomos em 2017, e foi vista usando SUVs Lexus equipados com equipamentos LiDAR naquele ano.
Embora muitas fontes tenham afirmado que o Apple Car será lançado entre 2023 e 2025, incluindo o famoso analista Ming-Chi Kuo, a notícia cita um diretor anônimo de um grande fabricante taiwanês que disse que a Apple está visando a um lançamento em setembro de 2021.
Embora tudo seja possível, o prazo anterior é questionável, especialmente devido ao impacto da pandemia. No início deste mês, uma notícia do site DigiTimes afirmou que a Maçã estava em negociações "preliminares" com fornecedores de eletrônicos automotivos, sugerindo que seu projeto de veículo ainda permanece nos estágios iniciais, acrescentando que o parceiro de fabricação de chips da Apple, TSMC, está supostamente trabalhando com a empresa em um "chip autônomo".
Ao longo dos anos, rumores relataram que a Apple estaria desenvolvendo um veículo completo ou trabalhando em inteligência artificial e tecnologias de direção autônoma para veículos em geral. O chefe de inteligência artificial da empresa, John Giannandrea, assumiu recentemente a liderança do projeto, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.
Dado que as montadoras geralmente anunciam veículos totalmente novos com anos de antecedência, uma possibilidade é que o Apple Car seja revelado no final de 2021, mas não lançado. Por enquanto, porém, a notícia deve ser tratada com uma dose saudável de ceticismo.
O Economic Daily News tem um histórico misto sobre rumores da Apple. A publicação revelou com precisão que a gigante de Cupertino lançaria um iPhone 8 "melhorado" em março de 2020, quase um ano antes do iPhone SE de segunda geração ser revelado, e também acertou em cheio o iPad Pro de 11 polegadas. No lado oposto, o site informou incorretamente que um Mac de jogos de ponta estrearia na WWDC 2020 e que os AirPods Pro viriam em várias cores.
Nossa torcida para o Apple Car existe desde sempre. Quem sabe agora vai… 🤞🍎🚔
Fontes: MacRumors, Economic Daily News, DigiTimes e Bloomberg
23/12/2020 - 20h55
Comentários