Enquanto empresas como Samsung estão investindo cada vez mais em dispositivos dobráveis, a Apple ainda não anunciou nenhum produto na categoria. Não há sinais de que a gigante de Cupertino anuncie um iPhone dobrável em 2023, mas a Samsung espera que a Apple introduza um tablet dobrável até 2024.
O site The Elec disse que a divisão móvel da Samsung teve uma reunião com fornecedores no mês passado para discutir o mercado de smartphones. Entre as discussões, representantes da empresa sul-coreana teriam dito que esperam que a Apple anuncie seu primeiro dispositivo dobrável em dois anos.
Curiosamente, pelo menos de acordo com a Samsung, o primeiro dispositivo dobrável da Apple não será um smartphone. Em vez disso, a empresa acredita que a Apple entrará nesse segmento com um tablet ou laptop dobrável.
A CCS Insight corrobora esses rumores. Em uma notícia compartilhada no mês passado, a empresa de pesquisa afirmou que lançar um iPhone dobrável seria muito arriscado neste momento e que faria mais sentido para a Apple experimentar a tecnologia em um novo iPad. Não sabemos quanto custaria esse produto, mas analistas acreditam que um dispositivo dobrável da Apple pode chegar às lojas por um preço de US$ 2.500.
Na mesma reunião com investidores, a Samsung teria dito que o mercado de smartphones dobráveis deve crescer 80% até 2025. A empresa sul-coreana também disse que 90% dos usuários de smartphones dobráveis estão convencidos a comprar outro dispositivo dobrável no futuro.
No início deste ano, TM Roh, executivo da Samsung, confirmou que cerca de 10 milhões de smartphones dobráveis foram lançados em 2021. Embora o número ainda seja pequeno em comparação com o mercado geral de smartphones, a categoria dobrável cresceu mais de 300% em relação a 2020. Atualmente, mais de 70% do mercado de dispositivos dobráveis é dominado pela Samsung, com o Galaxy Z Fold e o Galaxy Z Flip.
Não é surpresa que a Apple tenha seguido uma abordagem mais conservadora quando se trata do iPhone. Devido ao grande número de dispositivos que a empresa vende todos os anos, a Maçã provavelmente enfrentaria vários problemas de fornecimento com o lançamento de um telefone dobrável, já que essa tecnologia ainda é limitada e mais cara.
Há rumores que sugerem que a Apple vem experimentando dispositivos dobráveis baseados em iPhones e iPads, mas por enquanto são protótipos iniciais longe de se tornarem produtos finais.
Fontes: The Elec, CCS Insight e 9to5Mac
4/11/2022 - 1h37
Comments