Em um sinal de que a empresa está acelerando sua diversificação de produção fora da China, em meio à pandemia de COVID-19, a Apple produzirá, pela primeira vez, milhões de seus populares fones de ouvido sem fio - os AirPods - no Vietnã.
Cerca de 3 a 4 milhões de unidades, ou cerca de 30% da produção total de AirPods clássicos, neste trimestre, serão "Made in Vietnam", porém essa mudança da linha de produção ainda não inclui os AirPods Pro. A maioria dos fones ainda será produzida na China, apesar de alguns dispositivos eletrônicos portáteis serem atingidos por tarifas adicionais impostas pelo governo Trump desde o ano passado.
A produção em massa de AirPods no Vietnã já teria se iniciado em março. As autoridades vietnamitas chegaram a conceder permissões especiais para uma montadora importante para ajudar a empresa a trazer engenheiros para o país para uma produção durante os bloqueios devido à quarentena. O Vietnã começou a facilitar algumas medidas de bloqueio no final de abril.
Em meados de janeiro, quando os Estados Unidos e a China assinaram um contrato inicial para aliviar o conflito comercial, a Apple desacelerou os esforços para transferir a produção para fora da China, sua maior base de produção.
A pandemia global serviu como um lembrete adicional para as empresas de tecnologia, sobre a importância da diversificação e da sustentabilidade da fabricação - e não apenas os baixos custos.
Comments