Com o macOS Sequoia e o Apple Intelligence, a gigante de Cupertino redefine experiência de uso dos Macs, com avanços na Siri e nos apps Fotos, Mensagens, Notas e mais, além de uma atenção especial em privacidade e usabilidade.
A Apple revelou o macOS Sequoia 15, prometendo uma atualização significativa em todas as áreas do sistema operacional para os Macs. A nova versão traz melhorias em aplicativos essenciais, impulsionadas pelo Apple Intelligence, uma integração profunda que promete transformar a maneira como utilizamos estes iDevices.
Siri e Apple Intelligence no macOS Sequoia 15
A Siri avança com o poder do Apple Intelligence, oferecendo interações mais naturais e personalizadas. Os usuários poderão alternar facilmente entre texto e voz para se comunicar com a assistente, adaptando-se às suas necessidades momentâneas. A privacidade é reforçada com o Private Cloud Compute, garantindo que dados sensíveis sejam processados com segurança.
Ferramentas de Escrita e Fotos
O macOS Sequoia introduz novas Ferramentas de Escrita que utilizam o Apple Intelligence para reescrever, revisar e resumir textos em aplicativos como Mail, Notas e Pages.
A funcionalidade de memórias em Fotos permite aos usuários criar histórias personalizadas com base em descrições, selecionando automaticamente fotos e vídeos relevantes e organizando-os em um filme narrativo.
Mensagens e Mapas
O aplicativo Mensagens receberá atualizações de destaque com novos efeitos de texto, respostas rápidas com emojis e a capacidade de agendar mensagens para envio posterior.
Mapas apresenta novas maneiras de explorar o mundo, incluindo trilhas aprimoradas e rotas personalizadas para caminhadas. O recurso será disponibilizado, a princípio, para o território estadunidense.
Notas e Calculadora
O aplicativo Notas se tornará mais inteligente do que nunca, com recursos de transcrição e resumo de áudio que permitem aos usuários capturar detalhes sem esforço durante eventos. A Calculadora será atualizada para mostrar o histórico de cálculos anteriores e oferece uma resolução automática de equações digitadas.
Organizar as janelas será mais fácil e rápido
Os usuários poderão se manter organizados com novas maneiras de arranjar janelas em uma disposição que funcione melhor para eles. Quando um usuário arrastar uma janela para a borda da tela, o macOS Sequoia sugerirá, automaticamente, uma posição em mosaico na área de trabalho. Os usuários podem soltar a janela no lugar, organizar rapidamente os mosaicos lado a lado ou colocá-los nos cantos para manter ainda mais aplicativos à vista. E novos atalhos de teclado e de menu ajudarão a organizar os mosaicos ainda mais rapidamente.
Atualizações nas conferências por vídeo
Os usuários poderão usar fundos integrados ou suas próprias fotos para substituir o fundo do local onde está durante a video-chamada. Isso vai deixar sua imagem muito mais versátil, dependendo do tipo de chamada que estiver fazendo. Pode usar uma biblioteca ao fundo para chamadas profissionais ou até grandes paisagens para chamadas casuais. A tecnologia estará presente no FaceTime e também em apps de terceiros.
O novo aplicativo Senhas (Passwords) mantém as credenciais seguras e organizadas
Construído sobre a base do Keychain, introduzido há mais de 25 anos, o macOS Sequoia traz o Senhas, um novo aplicativo que torna ainda mais fácil acessar senhas, chaves de acesso, senhas de Wi-Fi e outras credenciais, tudo em um só lugar. A sincronização com o iCloud é suportada por criptografia segura de ponta a ponta. O Senhas funciona perfeitamente com o Safari e se sincroniza sem problemas entre os dispositivos Apple do usuário e o Windows com o aplicativo iCloud para Windows.
Calendário e Segurança
O Calendário exibirá eventos e tarefas do Lembretes, facilitando a gestão diária. Além disso, a segurança será melhorada com a detecção e remoção de objetos distrativos em fotos, como pessoas aleatórias que acabam, comumente, aparecendo nas capturas, garantindo que apenas o conteúdo desejado seja compartilhado.
O macOS Sequoia 15 não apenas traz avanços substanciais na interação com seus aplicativos favoritos, mas também redefine os padrões de privacidade e integração inteligente em dispositivos da Apple. Com essas atualizações, a Maçã deverá continuar a liderar no fornecimento de soluções inovadoras que simplificam a vida digital de seus usuários.
A versão beta do macOS Sequoia 15 já está disponível para desenvolvedores cadastrados no Apple Developer Program em developer.apple.com, e uma versão beta pública será lançada no próximo mês em beta.apple.com.
Todos os usuários de Mac compatíveis com a atualização poderão desfrutar do novo sistema operacional no final do ano, quando ocorrerá o lançamento oficial do software. Geralmente a Apple lança um novo macOS no mês de outubro.
Fonte: Apple
11/6/2024 - 0h22
Comments